A ASSEMAE - Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento, tradicional entidade do setor, a qual o SAAE de Jataizinho é associado, realizou, entre os dias 20 e 24 de maio de 2024, o 52° Congresso Nacional de Saneamento, no município de Ribeirão Preto, estado de São Paulo. O congresso, realizado anualmente, tem a finalidade de promover a discussão sobre políticas públicas de saneamento básico e facilitar a troca de conhecimentos técnicos entre os municípios. O evento contou com a participação de gestores públicos, técnicos, diretores de autarquias de saneamento, pesquisadores, prefeitos, parlamentares, representações de organizações não-governamentais, ambientalistas, estudantes, lideranças de órgãos federais e outros profissionais interessados no tema do saneamento básico, com a participação de público estimada para este ano de 3.000 atendentes.
O 52º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae contou com uma ampla programação, incluindo painéis, apresentações de trabalhos técnicos, exposições de tecnologias e a Feira de Saneamento Básico, com mais de 71 estandes. Os temas abordados no evento englobaram diversos aspectos da gestão do setor, como tratamento de água e esgoto, gestão de resíduos sólidos, planejamento, política tarifária, controle de perdas, regulação, controle social, entre outros.
O SAAE de Jataizinho, representado por seu servidor, o sr. Fagner José Muchini Cavalcanti, participou deste congresso nesse ano. O servidor foi o responsável pela apresentação do trabalho de sua autoria sobre o processo de automação do sistema de saneamento, implementado no município de Jataizinho no ano passado. O sistema de automação, instalado após as manobras necessárias após o rompimento do reservatório no último ano, permitiu um maior controle sobre os níveis dos reservatórios em diversos pontos da autarquia, o que possibilitou uma redução nas quebras de rede observadas no último ano, além de garantir maior segurança e maior economia no controle dos níveis dos reservatórios. Estima-se que os gastos com energia elétrica diminiuíram em cerca de 30% após a implementação deste sistema, além de toda a despesa com pessoal e material empregados gerada pela diminuição dos rompimentos de rede.
Parabenizamos o servidor Fagner José Muchini Cavalcanti pela iniciativa do desenvolvimento do trabalho e por levar o nome do SAAE de Jataizinho para um evento tão importante para o saneamento nacional. O SAAE de Jataizinho segue buscando inovações e melhores soluções para seguir atendendo a população municipal com qualidade e eficiência. As fotos do evento podem ser localizadas na Galeria de Fotos em nosso site.