Nos últimos dias, temos recebido um número alto de reclamações por conta do gosto presente na água. Por conta das fortes chuvas nas últimas semanas, a quantidade de nutrientes presentes no Rio Tibagi aumentou o que, agora com esse período de estiagem e sol forte, favoreceu a proliferação de algas no rio que abastece toda a cidade. Este é um fenômeno natural que acontece quando essas condições estão presentes. Moradores de outras cidades na região que são abastecidas pelo Rio Tibagi também relataram esse gosto diferente na água nos últimos dias.
Apesar desse fenômeno natural e do "gosto de terra" na água atualmente, informamos que não há problemas em utilizá-la para o consumo. Nosso tratamento e nossas análises de água seguem sendo feitas dentro dos rigorosos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde e a água fornecida para a cidade é perfeitamente potável, não oferecendo riscos para a população.
Estamos estudando formas de tentar neutralizar o desconforto do cheiro e do sabor característico que este fenômeno natural causa na água. Mas ressaltamos, mais uma vez, que a água é potável e própria para o consumo, podendo ser utilizada normalmente.